Criado no início da década de 1990, o Outubro Rosa é celebrado anualmente com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença.
Em celebração a esta data tão importante, o Serviço de Oncologia realizou um evento no dia 28 de outubro, onde foram convidadas para participar algumas pacientes que estão em tratamento quimioterápico de câncer de mama no Hospital Casa de Saúde.
“É importante realizar esses eventos, pois esse é um processo que não é fácil. A aceitação, o diagnóstico… tudo assusta. Mas queremos mostrar que existe o tratamento, existe vida após o câncer de mama. Essa confraternização é para mostrar que nós lembramos delas, nossas pacientes são além de uma medicação”, comenta Fabiana Soares, enfermeira coordenadora e atuante há 13 anos na instituição.
“É um grande desafio, o setor de Oncologia é muito específico, um serviço muito especializado. Esse é um tratamento que mexe muito com o psicológico de quem está passando, dos seus familiares e até mesmo da nossa equipe. Nós respeitamos a doença, e criamos esse ambiente acolhedor para elas, esse processo pode e deve ser leve”, finaliza Fabiana.
Agradecemos a ASI – Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer, que através de uma parceria com o Hospital Casa de Saúde, concederam um mimo ao final da confraternização para que as pacientes pudessem recordar esse dia.
A prevenção ao câncer de mama e qualquer outro tipo de câncer é um ato de amor com você, seu corpo e todos ao seu redor. Prevenir é sempre o melhor caminho.
Para saber mais sobre a campanha, desde sinais e sintomas a diagnósticos, prevenções e tratamentos, acesse.
O Hospital Casa de Saúde apoia essa campanha.