Treinamento sobre Higienização das Mãos Reúne 277 Profissionais para Redução de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, um treinamento intensivo sobre os “5 Momentos para Higienização das Mãos” foi realizado para profissionais assistenciais com o objetivo de reforçar a importância da adesão às práticas de higiene, fundamentais na prevenção e redução de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O evento reuniu 277 participantes, todos engajados em fortalecer a segurança e a qualidade do atendimento aos pacientes.
Os “5 Momentos para Higienização das Mãos” são diretrizes essenciais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e abrangem momentos específicos no fluxo de atendimento assistencial que exigem a higienização das mãos. Esses momentos incluem: antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimentos assépticos, após risco de exposição a fluidos corporais, após o contato com o paciente e após o contato com as áreas próximas ao paciente. Cada etapa visa impedir a transmissão de microrganismos entre profissionais e pacientes, atuando diretamente na diminuição de IRAS.
O treinamento, conduzido pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e pela equipe de Educação Institucional, contou com o apoio da empresa parceira Recommed. Durante os três dias de evento, os participantes foram expostos a métodos práticos e teóricos para aprimorar o entendimento e a execução correta de cada um dos cinco momentos de higienização.
Com essa capacitação, espera-se que os profissionais assistenciais ampliem a adesão à prática, resultando em um ambiente hospitalar mais seguro e menos propenso a infecções.