Hoje comemora-se o Dia de Prevenção e Combate à Surdez. A data é um símbolo de luta por mais conscientização e prevenção aos problemas acometidos pela perda auditiva. Estima-se que aproximadamente 5,8 milhões de Brasileiros tenham algum grau de surdez.
Mas o que é a surdez?
Surdez nada mais é que o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é construída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno. Essas ondas são transformadas em estímulos elétricos enviados ao cérebro, responsável por fazer o reconhecimento daquilo que se ouve.
Causas:
Surdez de condução – Provocada pelo acúmulo de cera de ouvido, infecções ou imobilização de um ou mais ossos existentes no ouvido. O tratamento pode ser feito através do uso de medicamentos e/ou cirurgias.
Surdez de cóclea ou nervo auditivo – É desencadeada através de viroses, meningites, uso de determinados medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição a ruído de alta intensidade, presbiacusia (perda da audição provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos e tumores. O seu tratamento irá variar de acordo com cada caso e também pode ser feito com medicamentos, cirurgias ou uso de aparelhos auditivos.
Outros fatores que podem provocar surdez:
– casos de surdez na família;
– nascimento prematuro;
– baixo peso ao nascer;
– uso de antibióticos tóxicos ao ouvido e de diuréticos no berçário;
– infecções congênitas, principalmente, sífilis, toxoplasmose e rubéola.
Prevenção e Cuidados:
Alguns cuidados são essenciais na questão de prevenção à surdez, sendo :
– Atenção com objetos pontiagudos, como grampos e tampas de caneta, se introduzidos nos ouvidos podem causar lesões sérias e irreversíveis;
– Teste da orelinha;
– Nas gestantes, doenças como sífilis, toxoplasmose ou rubéola podem provocar surdez na criança;
– Uso de equipamentos de proteção para trabalhadores que são expostos a ruído constante;
– Atraso no desenvolvimento da fala em crianças pode indicar problemas auditivos.
Cuide da sua saúde! Realize consultas regulares com o seu médico e viva melhor.
Ressaltamos que as informações existentes neste texto pretendem apoiar e noticiar sobre a campanha de Prevenção e Combate à Surdez, não substituindo de nenhuma forma uma consulta médica para avaliação pessoal do seu estado de saúde.
O Hospital Casa de Saúde apoia essa campanha.
Fontes: BVS – Biblioteca Virtual em Saúde: Ministério da Saúde.
Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UFRGS
Surdo Cidadão