O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Estima-se que 20% da taxa de mortalidade foi reduzida graças ao exame de mamografia que permitiu o diagnóstico precoce.
Você sabe para que serve a mamografia?
A mamografia é um exame de imagens obtidas por meio da radiografia feita nas mamas.
Através do exame podem ser identificadas lesões, nódulos, assimetrias e até mesmo diagnosticar precocemente o câncer nas mamas.
Quando é necessário realizar a mamografia?
É recomendado que seja realizada anualmente por todas as mulheres acima de 40 anos, mas esta idade pode variar, conforme o histórico familiar e pessoal, devendo ser avaliado pelo seu médico.
Quais são os tipos de exames de mama?
– Mamografia: A mamografia é o exame de rastreamento do câncer de mamas;
– Ultrassonografia das mamas: A ultrassonografia das mamas é um exame
complementar, sendo empregada principalmente para diferenciação de nódulos sólidos e cistos (conteúdo líquido);
– Ressonância Magnética: A ressonância magnética é solicitada em casos específicos especialmente em alterações identificadas nos outros métodos de imagem;
– Biópsia das Mamas: São realizadas biópsia de mamas de lesões suspeitas sendo retirado um pequeno fragmento orientado pelo método de imagem onde a lesão é melhor caracterizada e se envia este fragmento para análise histológica.
Como é realizada a mamografia?
É necessário que seja feito em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo. Durante todo o exame é preciso ficar imóvel e segurar a respiração por alguns segundos.
Não é recomendado o uso de produtos como desodorante ou talco na região das mamas, para que não haja risco de interferência nas imagens durante o procedimento. É recomendado ir com vestimentas leves para agilizar a realização do exame.
Onde realizar o exame?
Agora você também pode realizar seu exame de mamografia no Hospital Casa de Saúde.
Profissionais altamente qualificados para fazer o seu atendimento, e um espaço equipado e acolhedor com recursos avançados para a realização do exame. A qualidade hospitalar que você já conhece, agora atuando em outras áreas para cuidar de você.
Faça consultas regulares com o seu médico. A prevenção é sempre a melhor escolha!