O movimento Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar ainda mais a população sobre a necessidade e importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Em decorrência do preconceito que ainda envolve o exame, muitos homens são diagnosticados tardiamente quando a doença já está em seu estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Assim como outros tipos de câncer, o da próstata quando identificado em fase inicial tem altos índices de cura.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas, localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que junto ao líquido seminal (produzido pelas vesículas seminais e os espermatozóides produzidos nos testículos) formam o sêmen.
Exame de Toque Retal:
O exame de toque retal permite ao médico avaliar se existem alterações da glândula, como endurecimento ou presença de nódulos suspeitos.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados através dessas alterações que são detectados no exame, o que reforça a importância do diagnóstico precoce.
Prevenção e Tratamento:
Em sua fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas, e quando começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que pode dificultar o tratamento.
Na fase avançada, os sintomas são:
– Dor óssea;
– Vontade constante de urinar;
– Dores ao urinar;
– Presença de sangue no sêmen e/ou na urina.
Entre os fatores de risco estão: histórico familiar de câncer de próstata, obesidade e etnia.
Mesmo na ausência dos sintomas, homens a partir de 45 anos (com fatores de risco) ou com 50 anos (sem fatores) devem consultar um urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA.
*PSA é uma proteína que é produzida pelo tecido prostático, se o homem tem esse tecido, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame de sangue.
Segundo Instituto Nacional do Câncer INCA, algumas medidas preventivas podem ser tomadas, incluindo:
– Dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais;
– Diminuir o consumo de gordura (principalmente gordura animal);
– Fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física;
– Manter o peso adequado;
– Diminuir o consumo de álcool;
– Não fumar;
– Identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol.
Além disso, realizar check-up regulares é uma das melhores formas de prevenir essa e outras doenças, evitando que sejam tratadas em estágios avançados. Lembre-se sempre de fazer consultas regulares com um médico urologista em qualquer faixa etária.
Ressaltamos que as informações existentes neste texto pretendem apoiar e noticiar sobre a campanha do Novembro Azul, não substituindo de nenhuma forma uma consulta médica para avaliação pessoal do seu estado de saúde.
O Hospital Casa de Saúde apoia o Novembro Azul.
Fontes: BVS – Biblioteca Virtual em Saúde: Ministério da Saúde.
INCA – Instituto Nacional de Câncer.